Arquivo do autor:Yvone Delpoio

Músicas, cópias e samples

Olá pessoal, faz tempo que eu (Bombom) não escrevo aqui, estava com saudade e até acho que perdi um pouco a prática, mas espero voltar a escrever muito de novo sobre as coisas legais que eu e as Garimpeiras encontramos por aí.

Há um pouco mais de 2 anos atrás conheci uma banda de Trip Hop chamada Portishead (que eu considero uma das melhores trilhas sonoras para sexo!). De cara a música que me foi apresentada (e não poderia ter sido diferente) foi a mais conhecida deles, a Glory Box:

Quando ouvi, logo achei que ela não era muito estranha, que eu a conhecia de algum lugar, mas como era a música mais conhecida da banda, pensei que poderia ter ouvido alguma vez na rádio. Ouvindo a música mais algumas vezes, percebi realmente de onde eu a conhecia: era do Racionais MC’s, isso mesmo, do Racionais! Eu já tinha ouvido o “fundo” da Glory Box na música Jorge da Capadócia que está no álbum Sobrevivendo no Inferno de 1997 (álias é o melhor disco do grupo – sim eu gosto de algumas músicas do Racionais, e porque não? não tenho vergonha em dizer), que por si só já é cheia de referências e digamos, por hora, “cópias”.

Primeiro porque essa música é uma releitura de uma música de mesmo nome do Jorge Ben Jor, quando ainda era apenas Jorge Ben, e fazendo umas pesquisas descobri que é de um disco de 1975 – Solta o Pavão – que segundo meu pai tem umas músicas bem doidas (vale ouvir!).

Essa música é muito mais que apenas uma homenagem a São Jorge, santo católico conhecido como o guerreiro que matou o dragão (e por ser símbolo da torcida corinthiana – a qual eu faço parte! rs), é também uma releitura da Oração a São Jorge, que usa praticamente todo um trecho da reza:

Oração a São Jorge

Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal.

Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.

Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meu inimigos.

Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.

São Jorge Rogai por Nós.

E por que eu resolvi falar tudo isso agora? Calma, eu já explico. Voltando um pouco ao presente, há umas duas semanas atrás estava eu ouvindo meu vasto conteúdo musical – que ocupa todo o HD do meu computador – no modo aleatório mesmo. Aí começou aquela melodia (que eu já conhecia bem) no meio de uma música do Isaac Hayes, Walk On By (de 1969). Eu não acreditei, tive que voltar a música e repetir aquele trecho que tinha passado despercebido antes! Era a melodia da música do Portishead, ou seja, eles tinham pegado um trecho da música do Isaac Hayes e fizeram um loop que ficava repetindo na Glory Box inteira.

Achei genial essa minha descoberta e quis saber um pouco mais da relação entre essas três músicas (Glory Box – Portishead/Jorge da Capadócia – Racionais Mc’s/Walk On By – Isaac Hayes). Googlei os três e apareceu um dos sites mais legais que já encontrei nos últimos tempos: Who Sampled, ou no quase português “Quem Sampleou”. Lá dá pra você descobrir quem sampleou quem, quem copiou quem e quem fez cover de quem. E nessas você descobre que tem muita música que você acha foda hoje mas que nada mais é que uma cópia barata (ou mesmo realmente bacana) de uma música de décadas atrás!


E pra você ver como o negócio realmente não pára por aí, é tipo reação em cadeia. No site eu descobri mais músicas relacionadas e também com a mesma melodia! A música Walk On By cantada pelo Isaac Hayes nada mais é que um cover da Dionne Warwick (gravada em 1965) e muitos outros cantores da época já gravaram esta música.

E mais, não é a Walk On By a base de Glory Box e Jorge da Capadócia e sim outra música do Isaac Hayes que tem o mesmo trecho (ou seja o cara fez um sample da própria música dele, que doido isso!), a Ike’s Rap II.

Mas ainda não pára por aí! Sim, essa música na verdade foi sampleada da Daydream de um grupo chamado Wallace Collection

Vocês ouviram bem? Essa música não é nada estranha, né? Que tal refrescar a memória:

Tá eu vou parar por aqui, senão vai até o infinito rsrs! Recomendo mesmo vocês pularem até o Who Sampled e checarem tudo! Mas antes de ir, deixo com vocês mais algumas músicas que foram sampleadas e que tem entre algumas delas uma relação no mínimo estranha, depois me digam se vocês acham que isso tudo é cópia ou criação em cima de algo bom que foi feito, uma re-criação, talvez?

Ah e a pergunta que não quer calar, e a Lady Gaga, será que ela samplea? Sim, ela também “samplea”!

Onde? Who Sampled
Quando? Tiver vontade de ouvir uma música “nova” ou saber qual é a “velha”
Quanto?
Mais, melhor!
Contato?
www.whosampled.com

Renove-se! Super Cool Market: Compre roupas novas e saiba o que fazer com as velhas

Super Cool Market - LogoOuvi essa notícia na OiFm e fiquei super empolgada: as 3 amigas de faculdade formadas em Publicidade e Propaganda pela FAAP, Carla Lamarca (sim, aquela que foi apresentadora da MTV e que agora tá na Fashion TV), Samantha Barbieri (publicitária) e Daniela Klaiman (também publicitária) criaram a Super Cool Market, loja de roupas que incentiva o consumo consciente. O conceito que é muito legal, foi “copiado” e abrasileirado da marca Buffalo Express, que elas conheceram numa viagem à Nova York. A Buffalo tem lojas espalhadas por todo os EUA, e lojas semelhantes também estão na Europa praticando e promovendo a venda, troca e compra de roupas semi-novas (não é brechó!).
As Sócias: Samantha, Daniela e Carla

As Sócias: Samantha, Daniela e Carla

O esquema é o seguinte: você pega uma mala, sacola (de pano, de preferência) ou o que couber para encher com a roupa que fica socada no seu guarda-roupa e você não usa mais. Aí você chega na loja e elas garimpam, se gostarem do que você levou, você pode receber em dinheiro (30% do valor de venda) ou trocar por outra roupa que tiver por ali (crédito de 50% do valor de venda). As roupas que ficarem paradas por mais de 30 dias sem vender vão para uma instituição que será trocada a cada mês, formando o projeto intitulado de “Instuição do Mês”, também com o incentivo de doação das peças que não forem aceitas pela loja. A instituição do mês de agosto é a Associação Cidade Escola Aprendiz, que dissemina o conceito de educação comunitária.

Loja Super Cool Market

Loja Super Cool Market

Além disso, a loja dispõe de um corner de roupas novas e exclusivas de novos estilistas (Rafaela Cassolari, Karin Feller, Onono, Urussai e Gêmeas), dando também um apoio para essa galera, e ainda de uma coleção própria da loja, na verdade não chega a uma coleção, mas sim um item, um modelo marcante de cada temporada, o hype da estação. Para estreiar, a peça Super Cool escolhida para essa temporada foi a camisa xadrez (as “cheked shirts”) na versão masculina e também feminina, que estão super em alta.

Super Cool - Camisetas Xadrez

Super Cool - Camisetas Xadrez

E além de tudo, o espaço, que fica na rua mais brilhante da Vila Madalena (a purpurina), também servirá para lançamentos culturais, exposições, shows e cursos (tudo que as garimpeiras gostam, né?), a idéia é de ter uma programação bem diversificada! Lá também tem acesso wi-fi gratuito!

Balcão - Super Cool Market

Agora, uma dica de garimpeira: Se você tá afim de levar suas roupas lá, não leve nada muito velho, vintage ou de festa. Se tiver rasgada, com mancha ou muito brega também esquece, elas só vão pegar o que for interessante, que não foi muito usado e que está em bom estado. Também siga o twitter da loja para saber as novidades e o que elas possam estar procurando (a última vez que li, elas queriam bolsas!)
Se você não tiver nada assim para levar, mas tem alguma roupa fazendo volume no guarda-roupa, leve para algum brechó ou dê para alguém.
E se simplesmente não tem nada, mas quer renovar o guarda-roupa com roupas bacanas, atuais e preços acessíveis, recomendo que vá até a loja, não se preocupe, as roupas não tem cheiro de mofo e são higienizadas. Eu ainda não fui, mas pelo que pude perceber parece bem interessante, já está na minha lista de próximos lugares a visitar! Inclusive quando for, vou compartilhar minhas experiências aqui, claro!

E mais: Se você tá muito sem grana e tem roupas sobrando, marca uma reuniãozinha com as amigas (ou amigos, porque não?) e faz uma reunião de trocas, aliás vou deixar aqui um adendo: faz tempo que as garimpeiras estão para fazer um troca-troca de roupas e até agora nada! rss…

Para conhecer mais a loja e entender melhor como funciona, veja o vídeo abaixo de um entrevista com as sócias, é bem explicativo!

 

Onde? Rua Purpurina, 219 – Vila Madalena
Quando? Segunda a sexta: 10h as 20h
Sábado: 10h as 18h
Contato: 3031-1663
contato@supercoolmarket.com.br
http://supercoolmarket.carbonmade.com
Twitter: @supercoolmarket
Facebook: Supercoolmarket Scm

Nova página de endereços que encontramos por aí!

Olá galera!!

Adicionamos ao blog uma nova página que vai ajudar bastante na hora de encontrar coisas bacanas por aí! Selecionamos e juntamos os endereços de lojas que encontramos, que já foram mencionados no blog e outros lugares que também gostamos e ainda vamos comentar aqui!

Tá super bacana e fácil! Ah se você conhecer uma loja tão bacana quanto, compartilhe com a gente que nós adicionaremos ao Guia de Lojas!!

Vai lá e aproveita! =D


Onde?
No Guia de Lojas

E aí, será que vai chover??

Você com certeza já deve ter feito essa pergunta!! Ainda mais quando chega o fim de semana e a galera tá pensando em ir à praia ou mesmo fazer um passeio no parque do Ibirapuera. Mesmo que não role de fazer nada disso,  ninguém gosta muito de chuva, né? Só mesmo para ficar no sofazão assistindo filme e comendo pipoca (sempre no estilo comédia romântica ou filme da sessão da tarde hehe)!

Encontrei um site que te responde isso da maneira mais simples e prática, não tem nenhum blá blá blá de previsão de tempo! No site Será que vai chover? é na lata, é sim ou não e pronto acabou!

mandeÉ fácinho, você coloca sua cidade e rapidamente já sabe se vai chover hoje, amanhã, depois e depois, e ainda já pode mandar para o twitter e avisar seus amigos se o rolê vai miar ou não! Sensacional!!

seraquevaichover

Onde? http://www.seraquevaichover.com.br

Ploc Ploc Ploc Ploc… – O Papel Bolha Infinito!

Quem não é viciado em apertar as bolhinhas do papel bolha daquela TV novinha? Ou qualquer outro eletrodoméstico?? Ou qualquer outra coisa, o importante é que venha embrulhado em papel bolha!! É a primeira coisa que eu procuro quando abro uma caixa nova, quanto maior, melhor! A gente vai apertando e toda a família vem apertar também, unida e feliz se divertindo com o barulinho, cada um pega um pedaço (é, às vezes rola até briga).

Mas aí vem o desespero: o papel imenso de bolha acaba. E agora, o que fazer? Já procurou  cada pedacinho por uma bolhinha esperando para ser apertada e nada, já está tudo estourado!! E aí dá uma tristeza.. Ai se tivesse  um papel bolha infinito!!

ploc-ploc

Galera, acabo a tristeza e o chororô!! Os japas inventaram o ploc-ploc, o papel bolha infinito!! Só chegou agora no Brasil, mas desde 2007 que os japinhas já se divertem com esse, digamos, gadget! O ploc-ploc tem formato de chaveiro e tem 8 bolhas para serem apertadas até doer o dedo. A cada aperto as danadinhas se recompõem, e ainda, depois de 100 estouros você ouve um barulho diferente, pode ser uma buzina ou latido de um cachorro!! hahaha! Há 5 modelos de cores: verde, azul, branco, rosa e vermelho. Já estou pensando em campeonatos de ploc-ploc! Deve ser hiper divertido!!

ploc

E parando para pensar é uma terapia ficar apertando essas bolhas. Enquanto se espera o computador funcionar, as férias chegarem e a raiva passar!
Quero logo comprar o meu!!! Se você quiser também, é só entrar no site do ploc-ploc, ele custa 29,90 sem o frete (até que não achei tão caro!) e você ainda ganha um espaço na Plocosfera (hahaha), a comunidade dos primeiros 20.000 que comprarem o brinquedinho e virarão ploqueiros!!

O que não falta inventarem né? Bom galera vou lá comprar o meu ploc-ploc e virar uma ploqueira maníaca hehehehe, até ploc ploc mais ploc ploc ploc…

Onde? http://www.ploc-ploc.com.br
Quanto? R$ 29,90 (sem o frete)